Afinal, o que é Design de Interação?

5 Mar 2012 - 7:43pm
1068 reads
Posted in:
Adeline Gil
2011

Olá todos!

Esse é o capítulo de São Carlos e região.

Temos o prazer de publicar o primeiro post, que expõe tópicos básicos sobre Design de Interação. No decorrer dos posts, vamos aprofundar alguns pontos, abordar casos e contribuir para o avanço dessa área de conhecimento.

Segundo Preece; Rogers; Sharp (2005):
- O design de interação preocupa-se com o projeto de produtos interativos que apóiem os indivíduos em sua vida diária e em seu trabalho.
- O design de interação é multidisciplinar, envolvendo muitas contribuições de uma ampla variedade de disciplinas e áreas.
- O design de interação é hoje um grande negócio: muitas empresas o querem, mas poucas empresas sabem como fazê-lo.
- Otimizar a interação entre usuários e produtos interativos requer que se levem em consideração vários fatores independentes, incluindo contexto de uso, tipo de tarefa e tipo de usuário.
- Os produtos interativos precisam ser projetados para atender às metas de usabilidade, como: facilidade de uso e entendimento.
- As metas decorrentes da experiência do usuário estão preocupadas com criar sistemas que melhorem essa experiência, fazendo com que sejam mais agradáveis, divertidos, úteis, motivadores e satisfatórios.
- Os princípios do design e da usabilidade, como feedback e simplicidade, constituem heurísticas úteis para analisar e avaliar aspectos de um produto interativo.

Segundo os autores, a emergência de tecnologias (ex: realidade aumentada, novos aplicativos web; computação móvel) inseridas numa diversidade de áreas de aplicação (ex: entretenimento, educação, residências, áreas públicas) trouxe à tona um conjunto muito maior de interesses, de metas, que vão além das metas de usabilidade (como: eficácia, eficiência, segurança, utilidade, ser fácil de aprender e ser fácil de lembrar como se usa). Trata-se de metas decorrentes da experiência do usuário. Além de enfocar principalmente a melhoria da eficiência e da produtividade no trabalho, o design de interação está cada vez mais preocupado com a criação de sistemas que sejam:
- satisfatórios
- agradáveis
- divertidos
- interessantes
- úteis
- motivadores
- esteticamente apreciáveis
- incentivadores de criatividade
- compensadores
- emocionalmente adequados

http://img443.imageshack.us/img443/4941/metasusabilidade2.jpg

Figura 1. Metas de usabilidade e metas decorrentes da experiência do usuário. As metas de usabilidade são fundamentais para o design de interação e são operacionalizadas por meio de critérios diferentes. No círculo externo são mostradas as metas decorrentes da experiência do usuário, as quais são menos claramente definidas.

Reconhecer e entender o equilíbrio entre as metas de usabilidade e as decorrentes da experiência do usuário é importante. Em particular, permite aos designers conscientizar-se das consequencias de buscar combinações diferentes dessas metas, levando em consideração as necessidades dos usuários.

Referência:

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: além da interação humano-computador. Bookman, 2005.

 

 

Syndicate content Get the feed